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Este trabalho de pesquisa tem por objetivo levar à comunidade escolar uma discussão acerca do tema abordado: “A construção da identidade negra dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes, apresentando-o para suscitar uma nova consciência entre todos os envolvidos no ambiente escolar. A partir dos argumentos teóricos de Cavaleiro (2001), Santos (2005); Munanga (2006); Gesser (2001, p.16), Silva (2001, p. 75), Brasil (2005, p.12), entre outros, que defendem a aplicação da prática anti-racismo no nível fundamental de ensino. A pesquisa foi realizada no espaço físico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Corrêa de Menezes, onde foram entrevistados: Diretora, Professores, pais de alunos, alunos, auxiliares e merendeira, e, em sala de aula com alunos matriculados no 7º ano do ensino fundamental da já mencionada escola. Onde num universo de 30 pessoas entrevistadas, criou-se um debate sobre o tema com o objetivo precípuo de instigar a comunidade escolar a discutir a existência do racismo no Brasil, no ambiente escolar e sua desconstrução nos dias atuais, fazendo uma análise das teorias causadoras da discriminação racial na sociedade brasileira, bem como em rápida análise difundir as diferentes concepções que os educadores da instituição pesquisada criaram sobre o racismo e como atuam diante destas situações em seu ambiente de trabalho. |
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