Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da família das crianças de 0 a 8 que estudam na Escola Estadual Gama e Melo - PB. Iremos apresentar a História da educação infantil e as políticas públicas voltadas para elas, à participação dessas crianças na escola surge da perspectiva da necessidade das famílias em se ausentar de casa para o trabalho e não da criança como prioridade de desenvolvimento pessoal. Temos ainda por objetivo identificar como a escola tem atraído às famílias e quais os deveres dos pais e professores referentes à escola. Esclarecendo que é importante trocar as relações famílias x escola por família na escola, promovendo a integração de objetivos onde a aprendizagem dos educandos e o bem estar físico e moral seja o ponto final. Por fim, lançaremos um olhar crítico sobre a Escola Gama e Melo, utilizando coletadas de dados através de questionários concedidas por: coordenadores, gestores, educadores e pais, dessa escola. A fim de identificarmos o papel da escola e das famílias no processo de aprendizagem desses alunos.
Descrição:
MEDEIROS, Ana Maria da Silva. A Relevância da participação familiar no desempenho escolar das crianças da Escola Gama e Melo – Princesa Isabel/PB. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.