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Políticas públicas de inclusão voltadas à educação

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dc.contributor.author Ferreira, Maria Nilza Vitoriano
dc.date.accessioned 2014-12-19T14:31:32Z
dc.date.available 2014-12-19T14:31:32Z
dc.date.issued 2014-12-19
dc.identifier.issn CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6482
dc.description FERREIRA, Maria Nilza Vitoriano. Políticas públicas de inclusão voltadas à educação. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico é fruto de reflexões fundamentadas em uma vasta revisão bibliográfica sobre as políticas educacionais inclusivas, constituídas enquanto ferramentas de universalização e democratização do ensino. A nossa legislação é explícita quando define através da lei 7.853/89 que é crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extinguir a matrícula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso ou nível de ensino, seja ele público ou privado. Entretanto, não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades e isso também envolve formação docente. Os professores se sentem despreparados para atuar com alunos “especiais”, bem como, faltam recursos nas escolas para as devidas demandas. As políticas inclusivas carecem de profissionais capacitados e estruturas eficientes, de uma equipe multidisciplinar capaz de melhor atender a complexidade dessa demanda. Neste sentido, nosso trabalho fará uma abordagem histórica discutindo as políticas públicas de inclusão do Estado da Paraíba. Em um segundo momento, apresentará conceitos sobre inclusão e exclusão no ambiente escolar e finalizando nosso estudo, abordará às dificuldades enfrentadas pelos professores ao atuarem em salas com alunos portadores de deficiências, além da discussão mediante a ótica dos docentes que evidenciam as suas concepções pertinentes às políticas inclusivas nas escolas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carla Maria Dantas de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Diversidade cultural pt_BR
dc.subject Ensino de qualidade pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Políticas públicas de inclusão voltadas à educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


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