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Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer

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dc.contributor.author Gertrudes, Rejanira Alves
dc.date.accessioned 2014-12-19T14:42:53Z
dc.date.available 2014-12-19T14:42:53Z
dc.date.issued 2014-12-19
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6485
dc.description GERTRUDES, Rejanira Alves. Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho destina-se a analisar como as regras escolares são elaboradas, mostrando especificadamente, como os discentes convivem nesse cotidiano com as limitações que lhes são impostas. Para o desenvolvimento desse estudo, abordam-se as continuidades e descontinuidades das construções históricas das regras e do cotidiano escolar. Para refletir sobre essa problemática, se tomará como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, situada no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba, o estudo de caso se delineará como pesquisa etnográfica. Desta forma, o estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Michel de Certeau (1998) a fim de dialogar como são perceptíveis as artes de fazer dos sujeitos, atenuando para as resistências implícitas e explícitas através de astúcias cotidianas, analisando dessa forma os consumos. Com Tomas Tadeu da Silva (1999) atentou-se às imagens multifacetárias do currículo;Diana Milstein & Héctor Mendes (2010) situaram, no que concerne ao cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa etnográfica, que mostra como o processo de ensino aprendizagem está relacionado à presença do corpo no cenário educacional - simbólico e físico. Ademais, estudar Stuart Hall (2013), auxiliou a pensar a construção das identidades dos sujeitos modernos. Logo, o presente trabalho problematiza o cotidiano escolar como um todo, percebendo as experiências cotidianas através das entrevistas e depoimentos, além de documentos internos da instituição. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânia Karla de Farias de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Regra escolar pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.title Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer pt_BR
dc.type Other pt_BR


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