Resumo:
O presente estudo tem como tema a utilização da robótica educacional como instrumento de motivação nas aulas de matemática. Seu objetivo geral foi avaliar a repercussão do uso da robótica para o ensino da matemática em uma turma de 2° ano do Ensino Médio regular a noite na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity anexoII, localizada em Ingá/PB no Distrito Chã dos Pereiras. A inclusão dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem ainda é um grande desafio para o Brasil, visto que a maioria da população não tem acesso aos recursos computacionais e jogos educativos, sejam esses na escola ou em suas residências. Entretanto, a inserção da Robótica Educacional no processo de ensino aprendizagem vem ganhando destaque não só por sua habilidade de promover a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento, mas também por valorizar a coletividade e motivar a participação dos alunos. O estudo é de natureza qualitativa, fundamentado nas ideias de BrasiL(1997), Castro (1996), Franco (2013), Garrido (2005), Levy (1993), Thiollent (1994), Vieira Pinto(2005).
Descrição:
BARBOSA, Geovanda Fernandes. A utilização da robótica educacional como instrumento de motivação nas aulas de matemática. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.