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Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de escolas públicas

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dc.contributor.author Santos, Maria Eliete Martins dos
dc.date.accessioned 2014-12-19T15:17:32Z
dc.date.available 2014-12-19T15:17:32Z
dc.date.issued 2014-12-19
dc.identifier.issn CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6491
dc.description SANTOS, Maria Eliete Martins dos. Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de escolas públicas. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O Sistema Educacional Brasileiro é um conjunto de Leis e decretos que visam a efetivação do direito a educação de qualidade. Ao Longo dos anos muitas foram as mudanças ocorridas nesse sistema ocasionando transformações no contexto escolar. No entanto, os níveis da educação Brasileira ainda necessitam melhorar muito para o cumprimento das metas elaboradas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020. As razões para tal resultado são inúmeras. Nesse sentido o presente trabalho é resultado de um estudo cujo objetivo geral foi: Refletir sobre os fatores que interferem no processo de aprendizagem dos alunos de escolas públicas. Para tanto, procurou-se: Conhecer as principais transformações ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro; Verificar os possíveis fatores que contribuem para o baixo desempenho dos alunos de escolas públicas; Analisar os problemas que emergem do espaço escolar. A metodologia utilizada para realização do presente trabalho foi à pesquisa exploratória de caráter explicativa. Utilizando consulta bibliográfica e pesquisa de campo com a utilização de questionário estruturado aplicado a 30 professores de três escolas da rede estadual para a coleta de dados. Como referência foi utilizada os fatores apontados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação- CAEd que interferem na aprendizagem dos alunos. Desta forma, procurou-se caracterizar as escolas, campo da pesquisa, e conhecer a percepção dos professores a cerca do cotidiano escolar dos mesmos. Os resultados alcançados permitem concluir que a melhoria na qualidade da educação prevista pelo Plano Nacional de educação no que diz respeito a qualificação profissional acontece, pois, a maior parte dos professores são graduados com especialização na área, e estão lecionando de acordo com suas respectivas graduações. Quanto aos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos o extraescolar foi o que apareceu com maior frequência nas respostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jurani Oliveira Clementino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sistema Educacional Brasileiro pt_BR
dc.subject Qualidade na educação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de escolas públicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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