Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória com caráter descritiva que teve como objetivo: Refletir sobre a Educação Ambiental no cotidiano escolar. Buscamos conhecer os principais movimentos ambientais e sua influência na inserção da temática ambiental no currículo formal da educação brasileira. Discutimos sobre a importância da Educação Ambiental na formação de cidadania e procuramos identificar a percepção acerca da Educação Ambiental e a prática no cotidiano dos professores da EEEF Delmiro Dantas no município de Juru; EEEFM Adriano Feitosa no município de Tavares; EEEF Iracema Marques no município de Princesa Isabel e EEEF Antônia Diniz Maia no município de Manaíra. Enfatizamos na pesquisa a evolução no contexto histórico, alguns eventos que fomentaram a reflexão sobre a temática ambiental e levaram a criação da Lei Federal 9.795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Essa lei orienta que a EA seja realizada na escola de maneira interdisciplinar. Os resultados mostram que as escolas utilizam a pedagogia de projetos, devido essa, já apresentar a interdisciplinaridade como característica. No entanto, esses projetos ocorrem em períodos curtos, ao culminarem as atividades propostas os temas deixam de ser debatidos. Percebe-se uma evolução nas práticas, pois, em todas as escolas com representação na entrevista têm Projeto Político Pedagógico (PPP) atualizado e contemplam os projetos de Educação Ambiental (EA). Isso mostra uma organização das ações. Eventos como a realização da IV Conferência Infanto Juvenil na escola que em 2013 ocorreu em todas as escolas com o tema “ Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis” tem resultado positivo, visto que integra toda a comunidade escolar com a participação da sociedade civil organizada para debaterem as questões e apontar possíveis soluções para a problemática ambiental que afeta a escola e a comunidade na qual está inserida. O debate com a troca de experiências também enriquece os conhecimentos relacionados a EA tanto de alunos como de professores. Pois devido ser um tema que passou a ser abordado recentemente e as universidades não oferecerem uma formação mais aprofundada percebe-se que, alguns professores, ainda não tem segurança nem iniciativa de trabalhar os temas fora das atividades dos projetos.
Descrição:
CORDEIRO, Maria José. A Evolução da educação ambiental: uma abordagem histórica. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.