Resumo:
A finalidade da elaboração desta monografia foi realizar uma análise sobre a importância dos
jogos e desafios matemáticos como recurso didático auxiliar ao processo de ensinoaprendizagem
da Matemática, e apresentar uma descrição sobre as vantagens que a prática
desse recurso lúdico e educativo na sala de aula pode proporcionar aos professores e aos
alunos da Educação Básica. Baseado nas concepções de diversos autores como Regina Célia
Grando, Kátia Stocco Smole, Vera Barros de Oliveira, Celso Antunes, dentre outros autores
que também ressaltam a proposta de utilização de jogos educativos na escola, o contexto
apresentou uma exposição sobre a importância da prática de jogos matemáticos na sala de
aula, evidenciando a contribuição desses jogos ao desenvolvimento do processo de ensino da
Matemática e ao desenvolvimento de habilidades intelectuais dos alunos, necessárias ao bom
desempenho no aprendizado de conteúdos e conceitos matemáticos. A aplicação do Jogo da
Simetria e do Jogo da Memória de Monômios Semelhantes, na sala de aula, constatou a
eficácia desses jogos matemáticos como complemento de aulas, possibilitando aos alunos
compreensão de conceitos matemáticos contidos nos jogos.
Descrição:
Israel, M. S. de F. Jogos e desafios matemáticos como recurso didático na educação básica. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.