dc.description.abstract |
O presente estudo delineia-se em torno da experiência de estágio ministrada com uma turma do
terceiro ano médio da Escola Estadual Dr. Elpídeo de Almeida, localizada no bairro da Prata,
cidade de Campina Grande – PB. Objetiva-se demonstrar como se deu o processo de estágio
supervisionado referente ao ano letivo de 2012. Para o alcance de tal pretensão, realizou-se
pesquisa bibliográfica e documental e a pesquisa in loco, entrevistas orais e observações do
universo escolar. Alguns norteadores julgados pertinentes e relevantes para o dia a dia das aulas
de Geografia são apresentados, tais como um planejamento flexível, em vista que as chances da
aula tomar outro rumo por contextos atuais, explorados pela mídia, devam ser consideradas;
também a busca por um maior dinamismo de métodos e práticas que despertem o interesse do
educando pelo aprender; Sugere-se ainda a alternância dos recursos didáticos nas aulas, a fim de
romper com o protagonísmo do livro didático, modelo calcado num ensino tradicional,
dificultando, a aproximação e reflexão do aluno sobre o seu objeto de estudo. Segue-se com o
relato das aulas observadas e ministradas. Conclui-se com reflexão concernente à importância
do estágio para a formação docente, do papel do professor de Geografia, especialmente, na
promoção de uma aprendizagem significativa e cidadã, da família como base educacional e de
uma educação institucional ampla e, sobretudo, democrática. |
pt_BR |