UEPB - Repositório Digital

Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Avelino, Daniel de Lima
dc.date.accessioned 2014-12-22T11:43:14Z
dc.date.available 2014-12-22T11:43:14Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 107
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6510
dc.description Avelino, D. de L. Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por finalidade mostra quais são os objetivos da Filosofia no ensino médio baseados nos documentos educacionais da legislação brasileira. Pretendemos explicitar mais precisamente quais são os objetivos explícitos e os implícitos que a filosofia desenvolve nesta fase do ensino. Inicialmente veremos o que se entende por ensino médio, seguindo as definições expostas nos documentos LDB e os PCNs que o intitulam como uma última etapa da educação básica obrigatória e tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, o aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Em seguida analisaremos qual o papel explicito da filosofia nesta “formação humana cidadã” sabendo a principio que a filosofia está para ajudar o aluno a refletir sobre as coisas que aparentemente são simples, mas que na verdade precisam ser bem analisadas. Por fim temos como propósito analisar o contexto que fica quase imperceptível pela sociedade, se realmente a filosofia está fazendo o seu papel de emancipador para o pensar ou se está apenas sendo usado pelas classes dominantes como ferramenta de dominação social formando assim mão de obra para o mercado de trabalho. Sendo assim, veremos que o ensino médio está para formar moldar cidadãos para o mercado de trabalho, enquanto que a filosofia se propõe a passar os conhecimentos necessários para formar consciência crítica acerca da sociedade e da realidade tanto atual quanto passada e ao mesmo tempo auxilia nesta formação tecnicista. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta