dc.contributor.author |
Avelino, Daniel de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-22T11:43:14Z |
|
dc.date.available |
2014-12-22T11:43:14Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 107 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6510 |
|
dc.description |
Avelino, D. de L. Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por finalidade mostra quais são os objetivos da Filosofia no ensino
médio baseados nos documentos educacionais da legislação brasileira. Pretendemos explicitar
mais precisamente quais são os objetivos explícitos e os implícitos que a filosofia desenvolve
nesta fase do ensino. Inicialmente veremos o que se entende por ensino médio, seguindo as
definições expostas nos documentos LDB e os PCNs que o intitulam como uma última etapa
da educação básica obrigatória e tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos
conhecimentos, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, o aprimoramento
como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia e do
pensamento crítico. Em seguida analisaremos qual o papel explicito da filosofia nesta
“formação humana cidadã” sabendo a principio que a filosofia está para ajudar o aluno a
refletir sobre as coisas que aparentemente são simples, mas que na verdade precisam ser bem
analisadas. Por fim temos como propósito analisar o contexto que fica quase imperceptível
pela sociedade, se realmente a filosofia está fazendo o seu papel de emancipador para o
pensar ou se está apenas sendo usado pelas classes dominantes como ferramenta de
dominação social formando assim mão de obra para o mercado de trabalho. Sendo assim,
veremos que o ensino médio está para formar moldar cidadãos para o mercado de trabalho,
enquanto que a filosofia se propõe a passar os conhecimentos necessários para formar
consciência crítica acerca da sociedade e da realidade tanto atual quanto passada e ao mesmo
tempo auxilia nesta formação tecnicista. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |