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Em meio ao crescimento econômico recorrente nos países desenvolvidos e em
desenvolvimento, a crise ambiental foi instalada. Isto porque o modelo econômico
adotado, o capitalismo, típico de sociedades vigentes, incentiva e promove o
consumismo insustentável, o qual gera dentre outros aspectos, a alta produção de
resíduos e a destinação inadequada, acarretando conseqüências relevantes. Dessa
maneira, alguns caminhos devem ser tomados na busca por soluções que
amenizem a atual situação do nosso Planeta. Um dos instrumentos utilizados nesse
processo é a Gestão Ambiental, a qual apresenta dentre outros elementos, a
Educação Ambiental. A Escola é um ambiente favorável à prática da Educação
Ambiental, mas, para que esta atenda aos objetivos delineados em documentos
internacionais e nacionais é essencial investir na formação continuada de
profissionais da Educação. O presente trabalho propôs investigar ações referentes à
formação continuada de profissionais da Educação que atuam numa escola pública
municipal, situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande - PB, enquanto
estratégia para a inserção da dimensão ambiental na Escola e contribuição à gestão
integrada de resíduos sólidos. A pesquisa foi executada de Janeiro a Agosto de
2011. Os dados foram coletados através da utilização do método da pesquisa
participante, tendo por base os meios exploratórios e de intervenção. Para análise
dos dados utilizamos estatística descritiva em planilhas do Excel. Quanto ao
questionamento inicial abordado nesta pesquisa que visava saber se a formação
inicial e continuada dos profissionais da Educação em Educação Ambiental
favorecia a inserção da temática ambiental de forma transversal e interdisciplinar na
escola e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, temos que a partir das
observações realizadas após o processo de sensibilização na formação continuada,
as educadoras demonstraram estar mais preocupadas em abordar o tema em sala
de aula, porém o que foi verificado é que esse processo ainda não ocorre de
maneira interdisciplinar, mas em momentos pontuais da aula. Quanto a outra
indagação, se a formação continuada dos profissionais da educação em Educação
Ambiental promove a mudança na forma de pensar o ambiente, constatamos
mudança significativa de percepção, principalmente com relação aos Resíduos
Sólidos. Ao refletirmos a cerca dos resultados obtidos em nossa pesquisa,
compreendemos que o incentivo à formação continuada em Educação Ambiental e
reformas na formação inicial, são urgentes e necessárias, a fim de minimizar os
prejuízos acarretados à escola, à sociedade e ao meio ambiente, visando à
promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida dos (as) envolvidos (as) no
processo de formação e todos aqueles que direta ou indiretamente estão ligados a eles (as). |
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