dc.contributor.author |
Medeiros, Állis Karla Bezerra |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-22T11:45:32Z |
|
dc.date.available |
2014-12-22T11:45:32Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6522 |
|
dc.description |
Medeiros, Á. K. B. O toyotismo e suas repercussões na educação. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo pretende analisar, por meio de uma investigação ao atual modelo de trabalho
conhecido como Toyotismo, a finalidade da educação. Investiga-se como este modelo de
produção se sobressaiu diante do Fordismo, e de que maneira se organiza e se torna eficaz
diante do cenário de crise da década de 1970. Com base na suposição de que a educação foi
impulsionada aos moldes da produção Toyota com um ideário capitalista, explora-se, através
do Relatório Delors, as influências no cenário da educação através da nova Lei de Diretrizes e
Bases da Educação, instituídas na década de 1990. Considera-se, assim, o forte reflexo do
modelo de produção Toyota na educação. Tais afirmações são estabelecidas a partir dos
Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações para formação do trabalhador,
sobretudo, suas respectivas competências para produção aos moldes do Toyotismo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Toyotismo |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório Delors |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de Diretrizes e Bases - LDB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O toyotismo e suas repercussões na educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |