Resumo:
O presente trabalho analisou o ensino de história a partir dos inúmeros relatos e
experiências vividas no espaço educacional Félix Araújo, no bairro da Liberdade em
Campina Grande. Foram analisadas atividades diárias dos alunos e do professor titular
da disciplina (História), levando em consideração o regimento interno da escola (PPP),
os PCN´s e a concepção de ensino do professor e como esse ensino chega ao estudante
(interação). A motivação surgiu pelo meu interesse em me dedicar a estudos referente
ao ensino de história, pois sou professor da rede particular de ensino e também posterior
ao estágio realizado na escola acima mencionada.No meu trabalho dialogo com Hall,
Fonseca, Libâneo, Schwarz, Bittencourt entre outros.Na pesquisa retomamos todo o
contexto histórico sobre o ensino de história normatização e institucionalização desde
século XIX ao XX, prestigiado o espaço educacional na sua riqueza cultural
heterogênea, e as possíveis complicações e acertos que por ventura acontecem nesses
espaços. Descrevemos o fazer do “professor estagiário” e os usos que ele pode fazer a
partir de novos recursos voltados para a educação de forma geral.Por fim analisamos a
estrutura física da escola, com o intuito de pensar as inúmeras possibilidades de
materiais que a instituição poderia dar ao corpo discente e docente da escola. Ficou
constatado que a escola dispõe de bons materiais didáticos, salas de multimídia, de
informática além de um amplo espaço físico.
Descrição:
Oliveira, L. R. de. O espaço escolar: "a articulação de saberes". 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.