dc.contributor.author |
Silva, Ligia Maria |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-22T12:04:43Z |
|
dc.date.available |
2014-12-22T12:04:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-22 |
|
dc.identifier.other |
CDD 193 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538 |
|
dc.description |
Silva, L. M. Nietzsche: Perspectivas educacionais a partir da filosofia Schopenhauriana. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No texto que se segue almejamos apresentar as perspectivas educacionais a partir da filosofia
schopenhaueriana conforme seu discípulo Nietzsche. Ao ler O Mundo como Vontade e como
Representação, Nietzsche passou a admirar os ensinamentos de Schopenhauer. O texto Schopenhauer
Educador, pertence à Terceira Consideração Extemporânea publicada em 1874, juntamente como a
Segunda Consideração Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Nessa extemporânea
Nietzsche discorre sobre o que é uma verdadeira educação, a partir dos ensinamentos de
Schopenhauer. Nietzsche acredita que cada indivíduo deva ter um mestre que influencie na educação
de si mesmo. No seu caso, esse mestre foi Arthur Schopenhauer. Nietzsche também critica a forma
que o Estado age e influencia na educação do indivíduo e na cultura que o cerca, pois acredita que isso
irá influenciar como um indivíduo se torna e age perante a sociedade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Julio Cesar Kestering |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia Alemã |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Nietzsche: Perspectivas educacionais a partir da filosofia Schopenhauriana |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |