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A falta de Gestão dos Resíduos Sólidos compreende um dos principais problemas
que concorre para degradação ambiental, comprometendo, sobretudo, a saúde
humana. A Educação Ambiental constitui importante ferramenta para modificar o
cenário ambiental. Este trabalho objetivou avaliar estratégias em Educação
Ambiental no Ensino Fundamental I para implantação da Gestão Integrada de
Resíduos Sólidos na escola. A Escola pertence à rede pública municipal e situa-se
no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de
Setembro de 2010 a Agosto de 2011 com os educandos e educandas dos 4º e 5º
anos do Ensino Fundamental, tendo por base a pesquisa participante. Para
identificar as formas de acondicionamento e destinação dos resíduos gerados na
escola foi feita observação participante durante duas semanas consecutivas e em
dias alternados, procedimento semelhante foi aplicado para caracterização. A escola
gera diariamente 14,5 kg de resíduos sólidos (8,43 kg de papel; 2,18 kg de orgânico;
1,95 kg de não recicláveis; 1,54 kg de plástico; 0,29 kg de metal e 0,13 kg de vidro),
os quais são encaminhados ao lixão da cidade, sem nenhuma seleção prévia. Para
sensibilização foi empregado um conjunto de estratégias metodológicas:
questionários em forma de trilha, ciclo de oficinas, construção do livro “Uma Boneca
no Lixo” e teatro. Constatamos que persiste entre os educandos e educandas a
visão antropocêntrica, decorrente da idéia de que o ser humano é superior, portanto,
não faz parte do meio ambiente. Após a intervenção, averiguamos que a temática
ambiental vem sendo trabalhada com mais frequência em sala de aula pelas
educadoras, entretanto, ainda de forma esporádica e basicamente, na disciplina de
Ciências. As atividades realizadas impulsionaram mudanças conceituais em relação
ao lixo e resíduos sólidos, apontando para a importância da Educação Ambiental.
Porém, as educadoras devem dá continuidade a esse processo, inserindo temas
relativos ao meio ambiente no seu cotidiano escolar. As estratégias aplicadas
suscitaram inquietude e contribuíram para construção de conhecimentos sobre
resíduos sólidos. Verificamos que Educação Ambiental é imprescindível para o
alcance dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na escola, mas
deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, rompendo-se com a pedagogia
tradicional, requerendo a participação e compromisso de toda comunidade escolar.
A inserção da temática ambiental deve suceder de forma institucionalizada,
interdisciplinar e refletir o compromisso dos profissionais da educação lotados na
própria escola. Uma proposta extra-escolar não é concebida enquanto
responsabilidade daqueles e daquelas que constituem o Meio Ambiente, escola. |
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