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Educação ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos em uma escola do Ensino Fundamental I, Campina Grande-PB

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dc.contributor.author Costa, Jullyanna Carla Nascimento da
dc.date.accessioned 2012-11-09T11:56:48Z
dc.date.available 2012-11-09T11:56:48Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 363.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/653
dc.description COSTA, J. C. N. da. Educação ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos em uma escola do Ensino Fundamental I, Campina Grande-PB. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract A falta de Gestão dos Resíduos Sólidos compreende um dos principais problemas que concorre para degradação ambiental, comprometendo, sobretudo, a saúde humana. A Educação Ambiental constitui importante ferramenta para modificar o cenário ambiental. Este trabalho objetivou avaliar estratégias em Educação Ambiental no Ensino Fundamental I para implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na escola. A Escola pertence à rede pública municipal e situa-se no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande-PB. O trabalho aconteceu de Setembro de 2010 a Agosto de 2011 com os educandos e educandas dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, tendo por base a pesquisa participante. Para identificar as formas de acondicionamento e destinação dos resíduos gerados na escola foi feita observação participante durante duas semanas consecutivas e em dias alternados, procedimento semelhante foi aplicado para caracterização. A escola gera diariamente 14,5 kg de resíduos sólidos (8,43 kg de papel; 2,18 kg de orgânico; 1,95 kg de não recicláveis; 1,54 kg de plástico; 0,29 kg de metal e 0,13 kg de vidro), os quais são encaminhados ao lixão da cidade, sem nenhuma seleção prévia. Para sensibilização foi empregado um conjunto de estratégias metodológicas: questionários em forma de trilha, ciclo de oficinas, construção do livro “Uma Boneca no Lixo” e teatro. Constatamos que persiste entre os educandos e educandas a visão antropocêntrica, decorrente da idéia de que o ser humano é superior, portanto, não faz parte do meio ambiente. Após a intervenção, averiguamos que a temática ambiental vem sendo trabalhada com mais frequência em sala de aula pelas educadoras, entretanto, ainda de forma esporádica e basicamente, na disciplina de Ciências. As atividades realizadas impulsionaram mudanças conceituais em relação ao lixo e resíduos sólidos, apontando para a importância da Educação Ambiental. Porém, as educadoras devem dá continuidade a esse processo, inserindo temas relativos ao meio ambiente no seu cotidiano escolar. As estratégias aplicadas suscitaram inquietude e contribuíram para construção de conhecimentos sobre resíduos sólidos. Verificamos que Educação Ambiental é imprescindível para o alcance dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na escola, mas deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, rompendo-se com a pedagogia tradicional, requerendo a participação e compromisso de toda comunidade escolar. A inserção da temática ambiental deve suceder de forma institucionalizada, interdisciplinar e refletir o compromisso dos profissionais da educação lotados na própria escola. Uma proposta extra-escolar não é concebida enquanto responsabilidade daqueles e daquelas que constituem o Meio Ambiente, escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Monica Maria Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Degradação ambiental pt_BR
dc.title Educação ambiental para gestão integrada de resíduos sólidos em uma escola do Ensino Fundamental I, Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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