Resumo:
A proposta desse trabalho é analisar a questão racial na escola, à luz da prática
docente e da formação continuada de professores, mostrando a importância dessa
temática para o ensino de história e para o campo de estudo étnico-racial no
contexto da educação. Destarte, nosso objetivo é compreender como essa questão
racial é posta na prática do ensino de história, a partir dos posicionamentos dos
docentes e de suas reflexões sobre o cotidiano escolar acerca do racismo e da
identidade étnica dos/as alunos/as negros/as. Nossa proposta busca analisar as
políticas afirmativas, a propagação da Lei n. 10.639/03 e suas contribuições para o
ensino. Buscamos ainda elucidar de que maneira essas propostas estão sendo
discutidas na prática docente como combate às atitudes relativas ao racismo e ao
preconceito racial. A pesquisa apresenta influência dos estudos de D’adesky
(1997), com seus apontamentos sobre as ações racistas e antirracistas no Brasil;
Cavalleiro (2003), com o direcionamento das propostas antirracistas para a
educação; Munanga (2008), com a análise da construção da identidade nacional.
No que se refere ao ensino de história e à formação de professores, o percurso
epistemológico incorporou a influência dos estudos de Fonseca (2001). Como
fontes para pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais da educação: PCN,
LDB, DCN, a Lei n. 9394/96 e a Lei n. 10.639/03, aliados às entrevistas
semiestruturadas concedidas pelos colaboradores.
Descrição:
Nascimento, K. K. B. do. A questão racial na educação: racismos e antirracismos no ensino de história (2003-2014). 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.