UEPB - Repositório Digital

O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Thiago Cruz de
dc.date.accessioned 2014-12-22T12:11:13Z
dc.date.available 2014-12-22T12:11:13Z
dc.date.issued 2014-12-22
dc.identifier.other CDD 301
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6552
dc.description Araújo, T. C. de. O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente artigo é analisar como o fetichismo da mercadoria, esta manifestação histórico-concreta do fenômeno social da alienação, generaliza-se de modo a conformar à sua lógica, o conjunto dos aspectos da vida humana na sociedade burguesa constituída. Em tal intento a pesquisa realiza um levantamento bibliográfico por meio da leitura e análise das obras de alguns dos principais autores que versam sobre a temática do fetichismo da mercadoria, com destaque especial para a análise fundamental desenvolvida por Karl Marx em torno da mercadoria, em sua obra magna, O Capital. Como resultado desta investigação, observa-se que a universalização da relação mercantil, como processo particular a sociedade burguesa constituída, opera concomitantemente, para a generalização por toda a existência humana, do fetiche próprio ao produto do trabalho humano quando transformado em mercadoria, o que resulta dizer que a sociedade burguesa é pródiga em encobrir os fundamentos sociais de seus processos em aparências fetichizadas. Deste modo chega-se a conclusão, que os intercâmbios humanos, em seu conjunto, tornam-se revestidos por feições reificadas, e ao encobrirem os processos alienantes em curso na sociedade, contribuem para a manutenção do atual estado de coisas. Portanto, torna-se necessário, por meio da crítica medular destes processos, descobrirem-se meios concretos de superação social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valmir Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fetichismo da Mercadoria pt_BR
dc.subject Fenômeno Social pt_BR
dc.subject Alienação pt_BR
dc.subject Sociedade Burguesa pt_BR
dc.title O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta