Resumo:
A História da cultura juvenil campinense ainda precisa ser estuda de forma mais
aprofundada. Este respectivo trabalho discute as lacunas que se constituem presentes
na historiografia juvenil no que tange a juventude campinense enquanto produtora de
cultura e o papel assumido pelos jovens na atualidade em relação à construção de
suas identidades e práticas cotidianas atreladas à cultura pop japonesa estando essa
articulada a animes, mangás e tokusatsus na cidade de Campina Grande - PB. Com
autores como Denys Cuche e Geertz, abordamos como foi construído o conceito de
cultura, bem como através de Néstor Garcia Canclini como se dá o processo de
hibridação cultural, capitando através de Márcio de Freitas do Amaral e José
Guilherme Cantor Magnani o conceito de cultura juvenil, e colocando a mesma
enquanto nosso objeto histórico, captamos minúcias importantes olhando a
cibercultura através das discussões de Pierre Levy, onde enfocaremos o que ele vem
discutindo acerca do ciberespaço, na qual os jovens campinenses fazem uso como
ferramenta de pesquisa relacionada ao cultura nipônica, utilizando-a como espaço de
trocas simbólicas construindo assim práticas cotidianas atreladas a internet e a cultura
pop japonesa. Identificamos também através das narrativas juvenis como são
construídas as identidades e as práticas cotidianas dos jovens campinenses através
da influencia das representações dos bens culturais relacionados a mangás, animes e
tokusatus.
Descrição:
Araújo, C. O. de. A representação da cultura pop japonesa em Campina Grande - PB: cibercultura, cotidiano, identidade e práticas de jovens campinenses. 2014. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.