dc.contributor.author |
Pereira, Maria Rosilene da Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2014-12-23T12:52:17Z |
|
dc.date.available |
2014-12-23T12:52:17Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-23 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 540 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6557 |
|
dc.description |
PEREIRA, Maria Rosilene da Silveira. O Docente e sua postura pedagógica como aspecto motivador da aprendizagem no ensino de Química. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Formar bons cidadãos sempre foi a principal função das instituições educacionais precedendo inclusive o êxito em um exame vestibular. Acrescenta-se a esse objetivo a preocupação com o grande número de alunos em atividade que ainda sentem dificuldade de aprendizagem quanto ao conteúdo de química. Necessário se faz uma abordagem acerca da atual realidade do ensino de química no Brasil, estabelecendo uma relação entre aquilo que se vê em sala de aula e aquilo que se defende no PCNEM quanto à forma de aprendizagem, vê-se aqui a forma ultrapassada que vêm se perpetuando ao longo de anos nas escolas. Objetivo geral deste trabalho foi de destacar a importância da contextualização do ensino e dos jogos lúdicos como ferramenta de utilização pelo professor para a elucidação de conteúdos de difícil compreensão. Os específicos fazer um aporte teórico com autores consagrados como: Silva e Uchoa (2009), Santos (1997), Pereira (2009), etc.. A incidência de novas práticas pedagógicas se faz necessário nesse contexto, onde se fez o relato da experiência com o projeto “Jogos Lúdicos: Uma Ponte para uma Aprendizagem Significativa”, realizado com os alunos das segundas e terceiras séries da Escola Mestre Júlio Sarmento. Constata-se que com a efetivação do projeto que os estudantes demonstraram maior interesse em estudar os conteúdos trabalhos, realizaram pesquisas para aprofundar o conhecimento e melhorar o desempenho nos jogos, divertiram-se estudando e mantiveram-se motivados em permanecer na sala de aula, comprovando o que a teoria estudada havia fundamentado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.title |
O Docente e sua postura pedagógica como aspecto motivador da aprendizagem no ensino de Química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |