Resumo:
Com as mudanças constantemente ocorridas no mercado, os consumidores necessitam de uma melhor assistência e monitoramento dos serviços prestados nas empresas, com isso, a empresa que se destaca e sai na frente perante seus concorrentes, é aquela que administra estrategicamente para enaltecer seus pontos fortes, melhorar seus pontos fracos, enxergar suas oportunidades e desbancar suas ameaças. O presente estudo tem como objetivo compreender como uma livraria e papelaria utiliza a gestão estratégica como ferramenta de destaque no mercado. Descrição de como atua a gestão estratégica na empresa Arte Papel em Patos-PB, conceitos e objetivos de gestão estratégica, além de identificar quais das estratégias de diferenciação de Mintzberg são aplicadas na empresa e descrever quais das estratégias a empresa deveria utilizar no alcance da vantagem competitiva. Para fazer um link com o objetivo na pesquisa foi utilizado um questionário aplicado aos colaboradores da empresa, foram inseridos gráficos com o objetivo de uma melhor visualização dos resultados obtidos, dessa forma, levando em consideração a abrangência dos assuntos abordados, foi necessário estudá-los separadamente, para se obter a compreensão e o entendimento de todo o contexto e da realidade da organização estudada e após terem sido extraídos os resultados, compará-los com base nas teorias de estudiosos da área e assim chegou à conclusão de que, a empresa utiliza a gestão estratégica como diferencial competitivo e ela usa das estratégias de diferenciação de Mintzberg em diferentes graus de importância.
Descrição:
ROCHA. A. E. A. Análise interna da Gestão Estratégica sob a ótica das Estratégias de Diferenciação de Mintzberg: um estudo de caso na empresa Arte Papel em Patos - PB. 2014. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.