Resumo:
A abordagem Gerencialista traz na sua base conceitual os ideais de uma organização mais
eficaz, nesse cenário a Gestão de Pessoas por Competência destaca-se por ser um modelo
inovador e eficiente e o setor público vem tentando efetivar, nas últimas décadas, ações
visando a melhoria organizacional na forma da prestação dos serviços. Na esfera Federal o
decreto nº 5.707/06 institui as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal, porém nos meios
estaduais e municipais, estes estímulos são carentes. Isto posto, este trabalho tem como
objetivo compreender a relação existente entre as competências comportamentais necessárias
ao exercício dos cargos públicos àquelas expressas de fato pelos servidores que exercem esses
cargos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em uma cidade do sertão
paraibano. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter descritivo e estudo de caso, usando
como técnicas de coleta de dados a entrevista comportamental e a observação, a análise dos
dados foi desenvolvida através da interpretativa dos conteúdos nas entrevistas, procurando
captar o sentido das frases e das palavras utilizadas. Os resultados encontrados apontam que a
maioria dos profissionais da organização, expressam as competências necessárias para ocupalos,
porem é necessário que a organização atente para aquelas competências que foram
razoavelmente expressas ou sem nenhuma expressão, desenvolvendo meios para fortalecê-las,
tornando assim a organização eficiente.
Descrição:
SILVA, J. T. Gestão por competências na Gestão Pública: um estudo sobre competências comportamentais no CRAS - PB. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.