Resumo:
Percebe-se que a profissão, professor, tem perdurado ao longo dos anos permeando os avanços
sociais e tecnológicos. Surgiram formas diferentes de vê-la e vivencia-la. Para determinados
contextos históricos e sociais, perpassa muito mais como um ato de benevolência do que de uma
experiência profissional. Partindo do pressuposto que na construção do conhecimento escolar
devem-se estabelecer relações entre o sujeito e o objeto do conhecimento, o presente trabalho
objetivou fazer um estudo da formação dos professores de Química atuando em escolas públicas
e particulares do ensino médio na cidade de Patos-PB. Para isso, foi realizada uma pesquisa de
campo com uma abordagem quanti-qualitativa, que contou com a participação de 12 (doze)
professores, que responderam um questionário semiestruturado. Através da análise dos dados,
foi possível perceber que os professores de Química adotam medidas para o ensino
através de atividades experimentais e suas metodologias com novas práticas de ensino,
para tornarem suas aulas mais atraentes. E também foi constatado que a maioria dos
professores mostrou-se satisfeito com a profissão.
Descrição:
SILVA, J. C. C. Formação dos professores de Química em escolas de ensino médio em Patos, PB. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.