Resumo:
Visando aperfeiçoar o ensino de Física no nível médio, principalmente na primeira série, ano
que se inicia o estudo da Física de forma mais aprofundada e aos quais os alunos sentem mais
dificuldades com a nova disciplina, pretende-se introduzir temas transversais que chamem a
atenção destes alunos, temas estes que reúnam os conteúdos curriculares a fatos cotidianos,
considerando o mundo dos alunos e sua realidade, conforme são orientados os professores de
ensino médio através dos documentos do Ministério da Educação. O tema apresentado neste
trabalho é a Física forense, onde foram analisados acidentes de trânsito no intuito de fazer
relação aos conteúdos da Mecânica Clássica, área da Física que estuda os movimentos dos
corpos, atraindo os estudantes para o estudo dessa disciplina, melhorando o ensinoaprendizagem
da Física, visto que é um tema do cotidiano dos alunos, devido ao grande
número de acidentes de trânsito ocorridos no país e mais especificamente, na região que
abrange Patos-PB e cidades vizinhas, sendo este o local da pesquisa.
Descrição:
LUCENA, A. R. L. A Física Forense em sala de aula: investigação de acidentes de trânsito. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.