Resumo:
O ensino das ciências motiva debates e pesquisas interessadas em discutir a metodologia de ensino na área com vistas à melhoras a qualidade da educação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar livros didáticos de Física de Ensino Médio por meio da observação do período histórico e epistemológico do surgimento das Máquinas Térmicas com seus autores e respectivas contribuições. Fez-se a análise de dez (10) livros didáticos de Física utilizados na etapa final da Educação Básica, cujo instrumento avaliativo, uma ficha de investigação, que teve por finalidade estudar a importância do conhecimento histórico no ensino da física, sequenciado das múltiplas vivências históricas e contribuições de grandes nomes da ciência que marcaram esta época. Ainda, dado que a história da ciência é orientada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como requisito indispensável à formação do homem, estudar o passado torna-se necessário para compreender a produção e construção da sociedade contemporânea. Entre os exemplares analisados, identificou-se uma lacuna seguida da falta de clareza sobre os textos relacionados a este fato histórico e as reais causas que levaram a esta descoberta técnico-científica. Constatou-se que os textos discursivos nos livros didáticos para as aulas de Física sobre história das ciências têm, nos livros analisados, se distanciado da proposta pedagógica orientada teórica e legalmente para o Ensino de Física. Uma das contribuições do trabalho consiste em abordar a importância dos livros didáticos trazerem os aspectos históricos da Física levando o aluno a compreender a ciência como um processo em desenvolvimento contínuo. A ficha de investigação elaborada também pode servir de parâmetro para os professores escolherem os livros didáticos a partir de aspectos que julgarem importantes para esta seleção.
Descrição:
SOARES, T. F. Livros didáticos e o desenvolvimento da Termodinâmica: a era das máquinas térmicas. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.