dc.contributor.author |
Sousa, Thais Vieira de |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-02T13:44:36Z |
|
dc.date.available |
2015-02-02T13:44:36Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-02 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6596 |
|
dc.description |
SOUSA, T. V. Aprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discente. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os conteúdos matemáticos têm sido ilustrados pela maioria dos professores através de métodos de ensino tradicionais e estáticos. Com fins de auxiliar a atividade docente, a utilização de recursos didáticos tem sido amplamente introduzida no ensino da Matemática, como computadores e Datashow. Contudo, o surgimento desses novos recursos na área de Educação Matemática tem induzido o docente a não utilizar ou reduzir os materiais manipuláveis em salas de aula. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 8º ano das escolas municipais da cidade de Itapetim e distrito de São Vicente, localizadas no interior do Pernambuco, com o objetivo geral de investigar a aprendizagem matemática a partir da utilização de recursos lúdico-manipulativos como ferramentas para a abordagem dos conteúdos matemáticos. A pesquisa foi desenvolvida durante cinco meses, com encontros presenciais em sala de aula e coleta de dados com questionários. O resultado demonstrado foi um maior índice de interesse e melhor desempenho na aprendizagem naqueles discentes cuja abordagem dos conteúdos é feita com a utilização de materiais manipuláveis. Os discentes que não utilizam os materiais apresentaram desinteresse pelos conteúdos e pela disciplina, enquanto aqueles envolvidos com este tipo de atividade demonstraram melhores desempenhos nas atividades e maior gosto pela Matemática. Diante os resultados, pode-se afirmar que o planejamento docente constituído de metodologias dinâmicas e atrativas, tais como os recursos lúdico-didáticos, despertam o interesse dos discentes. A utilização de recursos didáticos proporciona o melhor aproveitamento dos discentes e o resgate do gosto pela disciplina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais manipuláveis |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem matemática |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem matemática com recursos lúdico-manipulativos sob a ótica discente |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |