Resumo:
Este trabalho tem como objetivo descrever a dificuldade no Ensino e Aprendizagem
da matemática, enfatizando os aspectos positivos e estando sensível às propostas
apresentadas para um melhor aproveitamento da aprendizagem. Fica claro que para
muitos educandos aprender matemática é bastante difícil, mas pode e deve se
desenvolver meios para se identificar a matemática e sua importância para todos,
inovando no ensino, o professor tem papel essencial nessa construção, de que a
matemática deve ser ensinada usando a pesquisa junto do diálogo e um ensino com
possibilidades de desprender de uma educação que se torna bastante repetitivo.
Destacando o resultado de uma pesquisa com 77 (setenta e sete) alunos que
representou uma amostra de uma população de 387 (trezentos e oitenta e sete)
alunos matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gertrudes
Leite na cidade de Desterro-PB, tendo como finalidade verificar as dificuldades e
opiniões de todos os envolvidos. Para realizar a pesquisa de campo, foi utilizado um
questionário com 07 (sete) perguntas fechadas que abordaram as seguintes
temáticas: maneira como são ministrados conteúdos matemáticos, como o professor
se comporta em sala de aula, dificuldades encontradas pelos alunos, mudança de
avaliação, a matemática e metodologias de ensino. Os resultados possibilitou a
obtenção de um conhecimento favorável com relação à aprendizagem dos
educandos, mostrando também algumas insatisfações diante da matemática na
escola.
Descrição:
FERREIRA, L. M. A matemática na visão dos alunos do ensino médio na cidade de Desterro-PB. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.