Resumo:
O Estágio Supervisionado é o momento que permite ao aluno identificar-se com sua futura profissão. Com essa experiência será possível que o mesmo estabeleça relações entre os conhecimentos teóricos e práticos das salas de aula dos dias atuais. Essa harmonia entre conhecimentos trará habilidades significativas para o estagiário. É também o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao meio social, profissional, cultural e didático-pedagógico. Consiste no treinamento do aluno. Estágios I e III têm como objetivo as observações e regências e os Estágios II e IV têm como objetivo as regências. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa. A coleta dos dados desta pesquisa se deu através de entrevistas feitas a alunos estagiários dos cursos de Ciências Exatas e Computação. A convivência pacífica entre aluno e professor e a observação da prática pedagógica de ensino foram alguns dos benefícios citados. Diante da pesquisa foi possível observar que muitos dos estagiários conseguem a carga horária exigida pelo Estágio Supervisionado com certa facilidade. O cumprimento do Estágio busca melhorar profissionalmente e pessoalmente o aluno. Observar aquilo que será trabalhado e reger logo após as observações traz familiarização com as futuras competências do aluno estagiário.
Descrição:
SOUZA, D. N. Estágio supervisionado na UEPB: apontando dificuldades e desafios na formação docente. 2014. 73 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.