Resumo:
A grande dificuldade na compreensão dos conteúdos matemáticos vivenciado por boa parte dos estudantes nas escolas, em especial no Ensino Médio, é atribuída, muitas vezes, à falta de aplicabilidade dos conhecimentos dessa área nas situações diárias. Na verdade há uma distância entre a matemática que é ensinada na escola e aquela que é utilizada na resolução dos problemas cotidianos. Sob esse viés o ensino de matemática tem contribuído para que os alunos se tornem desmotivados durante o seu processo de aprendizagem. Diante dessa situação esta pesquisa tem como objetivo compreender a visão dos professores de matemática a respeito da Educação Ambiental. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa de Campo com uma abordagem quanti-qualitativa com 10 (dez) professores de matemática das seguintes escolas: E.E.E.F.M. Gertrudes Leite e E.M.E.F Cassimira Leite Montinegro na cidade de Desterro-PB. Diante da pesquisa foi possível perceber que os professores de matemática enfrentam dificuldades em trabalhar a Educação Ambiental nas aulas de matemática principalmente devido não ter recebido uma formação complementar e por falta de recursos didáticos.
Descrição:
SOUSA, E. S. Concepção sobre saberes e práticas de professores de Matemática com relação o desenvolvimento da Educação Ambiental na cidade de Desterro-PB. 2014. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.