dc.contributor.author |
Marques, Jayanne Vieira |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-02T13:47:25Z |
|
dc.date.available |
2015-02-02T13:47:25Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-02 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 540.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6604 |
|
dc.description |
MARQUES, J. V. Incentivando o ensino de Química através de experimentos. 2014. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de Química é um dos maiores desafios que as escolas possuem desde seus primórdios, por isso é muito difícil motivar o alunado nesse processo de ensino e aprendizagem. Uma das dificuldades que se tem mais ênfase é a falta, má conservação ou simplesmente o desuso de laboratórios de ciências ou de Química nas escolas, tanto de caráter público como privado o que dificulta a correlação entre a prática com a teoria. Buscando melhoramento para esse problema foi-se pensado um trabalho onde se pudesse comparar e correlacionar o ensino de Química. O trabalho foi desenvolvido com professores de escolas públicas e com alunos de ensino médio, que estavam participando do cursinho de Química oferecido pelo projeto de extensão: Ações construtivas para o conhecimento químico, da Universidade Estadual da Paraíba. Destes alunos foi escolhida uma escola para participar da pesquisa com relação ao ensino de Química com experimentos. Uma turma de terceiro ano foi submetida a aulas teóricas e práticas. Por se tratar de um trabalho de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo foram alcançados resultados relevantes que mostram que o incentivo de aulas experimentais aumenta o interesse do aluno, tornando assim, a aula expositiva com experimentos uma ferramenta indispensável para o melhoramento da aprendizagem, uma vez que os alunos acreditam que a assimilação dos conteúdos melhora com aulas experimentais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Soraia Carvalho de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos em Química |
pt_BR |
dc.title |
Incentivando o ensino de Química através de experimentos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |