Resumo:
Atualmente o uso das tecnologias tem sido amplamente utilizada nas diversas áreas da educação, uma vez que sistemas informatizados, computadores, tablets e laboratórios, com intuito de desenvolver pesquisas e experimentos, têm sido importantes instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. A partir do pressuposto, o presente estudo objetivou investigar e analisar as metodologias empregadas em salas de aula por parte de professores de Física e julgamento de alunos do Ensino Médio, a fim de buscar maneiras eficazes para o uso dessas ferramentas, verificando a importância que os docentes e discentes atribuem a essa área. Para tanto a pesquisa foi realizada durante os meses de maio e junho de 2014, na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada no município de Pombal - PB. Inicialmente foi procedida uma apresentação sobre o presente tema a professores (n = 3) e alunos (n = 60) do ensino médio e, por conseguinte aplicado um questionário estruturado. De acordo com a análise dos dados pôde-se perceber que a instituição de ensino possui laboratórios de informática, além de serem frequentemente utilizados pelos professores. Quanto à avaliação feita pelos alunos, aproximadamente 60% responderam que participaram de aulas ministradas nesse ambiente. Diante do exposto, percebe-se que apesar das novas Tecnologias de Informação e Comunicação serem consideradas ferramentas facilitadoras do processo de aprendizagem e está disponíveis ao uso, não vem sendo utilizadas de forma efetiva. Portanto, faz-se necessário motivar e capacitar os profissionais para desenvolverem metodologias inovadoras no intuito de aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, como também despertar no aluno a busca pelo conhecimento, interagindo a temática com o cotidiano. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação vem a tornasse uma ponte facilitadora do conhecimento.
Descrição:
GADELHA, M. G. A. A utilização das tecnologias como mecanismo de promoção de aprendizagens significativas em Física. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.