Resumo:
O presente artigo tem como objetivo mostrar teorias que embasam o
desenvolvimento da leitura no ensino médio. Definindo a leitura como algo essencial
na vida do aluno, pois, se realizada da maneira adequada, o torna mais critico, e
ainda capaz de discernir diferentes textos. Posteriormente, vem falar dos tipos de
leituras, que são mais comumente usados em sala de aula, como a leitura
ascendente que tem como foco a decodificação do texto, o que muitas vezes não
consideração às informações que o texto traz. Depois vem a leitura descendente
que leva em consideração o conhecimento prévio sobre o texto que irá ser
trabalhado em sala de aula, o possibilita um estudo mais adequando e uma melhor
decodificação do mesmo. Por último, a leitura interacionista inclui os conhecimentos
do aluno, adquiridos até aquele momento, e o conhecimento prévio do texto. Com
relação às práticas do ensino da leitura, proporcionada pelo professor em seu
ambiente escolar, esta muitas vezes é feita de forma avaliativa, ou seja, pouco
prazerosa aos alunos do ensino médio. Deve-se refletir a cerca dessas práticas de
leitura, para que essas atividades tornem-se prazerosas. Deve-se encarar a leitura,
não de modo avaliativo, mas algo que esse aluno possa levar para o seu cotidiano.
Descrição:
NÓBREGA, M. L. A. da. Leitura no Ensino Médio: Teorias que compõem o seguimento da aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.