UEPB - Repositório Digital

Leitura no Ensino Médio: teorias que compõem o seguimento da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nóbrega, Maria de Lourdes Araújo da
dc.date.accessioned 2015-02-03T16:50:22Z
dc.date.available 2015-02-03T16:50:22Z
dc.date.issued 2015-02-03
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6622
dc.description NÓBREGA, M. L. A. da. Leitura no Ensino Médio: Teorias que compõem o seguimento da aprendizagem. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo mostrar teorias que embasam o desenvolvimento da leitura no ensino médio. Definindo a leitura como algo essencial na vida do aluno, pois, se realizada da maneira adequada, o torna mais critico, e ainda capaz de discernir diferentes textos. Posteriormente, vem falar dos tipos de leituras, que são mais comumente usados em sala de aula, como a leitura ascendente que tem como foco a decodificação do texto, o que muitas vezes não consideração às informações que o texto traz. Depois vem a leitura descendente que leva em consideração o conhecimento prévio sobre o texto que irá ser trabalhado em sala de aula, o possibilita um estudo mais adequando e uma melhor decodificação do mesmo. Por último, a leitura interacionista inclui os conhecimentos do aluno, adquiridos até aquele momento, e o conhecimento prévio do texto. Com relação às práticas do ensino da leitura, proporcionada pelo professor em seu ambiente escolar, esta muitas vezes é feita de forma avaliativa, ou seja, pouco prazerosa aos alunos do ensino médio. Deve-se refletir a cerca dessas práticas de leitura, para que essas atividades tornem-se prazerosas. Deve-se encarar a leitura, não de modo avaliativo, mas algo que esse aluno possa levar para o seu cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Leitura no Ensino Médio: teorias que compõem o seguimento da aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta