Resumo:
Os problemas ambientais são resultantes da intervenção do homem na natureza. Trabalhar essa temática é importante para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com práticas ambientais corretas, já que o lixo, produzido em todos os estágios das atividades humanas, trazem efeitos negativos ao meio ambiente e ameaçam a vida no planeta. Este trabalho teve por objetivo abordar a concepção que os discentes, docentes e técnicos administrativos, têm a respeito da produção de lixo na escola. A pesquisa foi realizada através de questionários com os três segmentos que compõem a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, da Cidade de Nazarezinho, Paraíba. Utilizaram-se formulários com questões objetiva e subjetivas, diferentes para cada um dos três segmentos. Os formulários foram aplicados para 15 discentes, 08 docentes e 07 funcionários da Instituição. A crescente produção do lixo, seu acondicionamento e o seu destino são problemas enfrentados diariamente, os quais merecem todos os esforços possíveis para chegar a uma solução. É um problema de ordem de vontade política e também de educação ambiental. Daí, ser preciso motivar as pessoas para evitar desperdício e ajudar a diminuir a poluição com pequenos gestos do dia-a-dia de todos integrantes da Instituição.
Descrição:
SILVA, Ilca Mendes Vale da. Concepções de discentes, docentes e funcionários em relação a produção de resíduos na Escola Francisco Augusto Campos, Nazarezinho - Paraíba. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.