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Em nossa sociedade estamos, permanentemente discutindo sobre ética, pois as modificações
nos costumes, e busca constante para encontrar o significado da existência da humanidade,
depara-se com a falta de parâmetros para definir as ações dos seus membros. Para tanto,
observamos como a educação é responsável pela formação dos cidadãos, em um encontro
com a teoria e a prática. Recorrer aos pensadores, às teorias e as experiências, possibilitam um
confronto de ideias na construção da identidade ético-educacional do professor. A educação é
um primeiro contato do ser humano com a sociedade, que será moldado como prática que
devem obedecer a critérios que foram alcançados por anos de convivência social, envolvendo,
assim, o poder e a ética. Nossa pesquisa tem como objetivo apresentar a questão da existência
da ética e de poder à luz do pensamento de Maquiável (1469-1527), dentro de uma
perspectiva educacional, a partir da visão da educadora Marinalva Freire da silva. O
pensamento de Maquiável será refletido por meio de sua obra mais famosa, O Príncipe.
Nesta, o autor, ao partir de sua compreensão sobre domínio, desenvolve uma perspectiva
política pelo descarte do idealismo cristã, como, mostra, também, indiretamente, uma
preocupação com a educação, o que pode ser percebido dentro de uma experiência
educacional da educadora Marinalva Freire da Silva. Demonstrou a teoria políticoeducacional,
desta, sua concepção de estado, e sua visão sobre ética. Fugindo do idealismo,
Maquiavel acaba por criar um estado ideal e um príncipe ideal, trazendo uma síntese do
pensamento ético e educacional. O Príncipe”, construindo um paralelo com o sentido éticoeducacional
encontrado no pensamento da educadora Marinalva Freire da Silva. |
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