Resumo:
A presente pesquisa expressa as relações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) com a educação. Foi pensando na ligação entre os conteúdos curriculares de biologia e na importância que as tecnologias têm na vida dos jovens, que surgiu a investigação do Facebook no ensino de biologia. Partindo-se desta problemática, o objetivo deste trabalho foi verificar se a utilização do Facebook no ensino de biologia pode trazer melhores resultados na aprendizagem dos estudantes. A metodologia baseou-se em uma investigação de caráter exploratório. A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho (MJSC), em Esperança-PB, constituiu o campo de estudo, participando vinte e quatro estudantes de uma turma de 2º ano do ensino médio. A pesquisa foi dividida em três etapas, conforme as seguintes: a caracterização do grupo de estudo, a utilização do facebook e a coleta de dados obtida com essa utilização. Os resultados demonstrados foram positivos no que diz respeito ao envolvimento dos educandos. A análise e interpretação dos dados revelaram que o uso do Facebook permite aos alunos desenvolver capacidades de pesquisa, análise, reflexão e avaliação crítica da informação de forma a torná-los membros ativos e participativos no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SILVA, Alan de Angeles Guedes da. A utilização do facebook no ensino de Biologia. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.