Resumo:
Este estudo visa compreender a percepção dos educadores e educandos quanto ao uso de
recursos multimídia nas aulas sobre o meio ambiente realizadas no município de São Vicente
do Seridó-PB. O estudo visa também, conhecer a validade de alguns princípios de
aprendizagem multimídia; refletir sobre o papel que as tecnologias vêm assumindo na
educação do Ensino Médio de uma escola pública, e se propõe a um processo de reflexão a
respeito dos desafios enfrentados por nos educadores quanto ao uso das Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação nos processos de inclusão digital em especial procurou-se da
ênfase a um processo interdisciplinar no estudo do meio ambiente. Quanto à metodologia este
trabalho configura-se como um estudo de caso, construído por meio de um estudo
bibliográfico e de campo, sendo este de caráter exploratório, desenvolvido através de
entrevistas com os responsáveis pela informatização no Município, com a direção da escola,
com educadores e educandos. Os resultados apontam para uma situação de informatização
ainda não iniciada e precária, haja vista que, mesmo com a chegada de equipamentos na
escola, falta o conhecimento necessário para a sua utilização, além de pessoal especializado
para fornecer apoio e suporte ao ensino interdisciplinar do meio ambiente com o uso das
TICs.
Descrição:
OLIVEIRA, Almary Lourenço de. O uso das tecnologias da informação (TIC’s) no ensino de meio ambiente: uma visão interdisciplinar. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.