UEPB - Repositório Digital

Representação da herança cultural afro-brasileira e indígena no contexto da educação: releitura das leis 10.639/2003 e 11.645/Políticas Afirmativas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Roseane Santos de
dc.date.accessioned 2015-02-04T12:43:45Z
dc.date.available 2015-02-04T12:43:45Z
dc.date.issued 2015-02-04
dc.identifier.issn CDD 306
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6641
dc.description MELO, Roseane Santos de. Representação da herança cultural afro-brasileira e indígena no contexto da educação: releitura das leis 10.639/2003 e 11.645/Políticas Afirmativas. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivos os seguintes: (1) analisar os problemas relativos à aplicação da Lei que torna obrigatório o ensino da Música em escolas na forma de conteúdo do componente de Artes, além de apresentar as nossas linhas da experiência de mais de 10 (dez) anos como professor do referido componente, tanto em escolas particulares quanto públicas, situadas nas cidades de Campina Grande e Puxinanã, no estado da Paraíba. Nossa metodologia consistiu da observação direta do cotidiano de casos de aplicação da Lei citada e da realização de entrevistas com atores envolvidos no panorama regional do ensino-aprendizagem da Música na educação regular; (2) diante das dificuldades que são identificadas e apresentadas no ensino da Música no Ensino Fundamental e Médio, da escola brasileira, propõe-se uma ferramenta alternativa de apoio didático pedagógico - a Internet como meio e/ou complemento de Ensino à Distância, concluindo este trabalho com a criação de 6 (seis) vídeos-aula de Música divididas em enfoques da Técnica Vocal e do Canto Coral, das quais 2 (duas) contam com o auxílio dos próprios entrevistados e voluntários desta pesquisa. As mesmas foram disponibilizadas gratuitamente no espaço cibernético através do site You Tube (em links indicados nas referências deste trabalho). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânia Karla de Farias Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Relação ético-racial pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Representação da herança cultural afro-brasileira e indígena no contexto da educação: releitura das leis 10.639/2003 e 11.645/Políticas Afirmativas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta