Resumo:
Buscando entender a parceria Família e Escola foi o motivo de realizar uma pesquisa bibliográfica. A educação escolar sofreu transformações e a família também passou por mudanças em sua constituição. Por fatores socioeconômicos, o homem, perdeu status de provedor da família e os filhos a exclusividade de atenção da mãe. A Constituição Brasileira garante direitos e deveres para a educação escolar entre esses a Gestão Democrática da Escola. Para família ela garante proteção especial. As crianças e o adolescente ganharam à condição de sujeitos de direito pelo Estatuto da criança e do Adolescente. Abordando as divisões sociais existentes nas salas de aula foi necessário entender a ação de homem capaz de modificar a herança cultural e a necessidade de uso da linguagem simbólica necessária, tornando-o capaz de representar o mundo e direcionar suas ações. O trabalho abre espaço para reflexões sobre instrumentos significativos na vida da escola “Currículo, Proposta Pedagógica ou Projeto Político Pedagógico”. Buscou-se compreender um pouco o lado do educando. Por fim o que a escola, pais, alunos podem fazer com vista aos objetivos em comum, a educação.
Descrição:
SOARES, Maria Francisca da Silva. Os desafios de educar nos dias atuais: os reflexos que as crianças trazem da família para a escola. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.