UEPB - Repositório Digital

Discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Maria da Conceição
dc.date.accessioned 2015-02-04T12:48:59Z
dc.date.available 2015-02-04T12:48:59Z
dc.date.issued 2015-02-04
dc.identifier.issn CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6643
dc.description NUNES, Maria da Conceição. Discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia aborda a problemática: discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental Considera-se que o educador tem o papel fundamental de apresentar uma conduta de mediador de leitura e escrita no processo de formação da criança leitora e escritora. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa visa compreender o da escola e os meios de desenvolver o hábito da leitura nos alunos, e o aperfeiçoamento da caligrafia e escrita dos mesmos, CALI : do grego κάλλος kalli "beleza" / GRAFIA: escrita. O presente trabalho monográfico tem como objetivo trabalhar com a leitura e escrita de uma forma construtiva nas séries iniciais do ensino fundamental A pesquisa caracteriza-se através da abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo, ou seja, foi desenvolvida por meio de levantamento, seleção, leitura, documentação e análise de bibliografia específica sobre o tema, além de uma pesquisa de campo, que possibilitou a análise dos dados coletados para se abordar a questão a leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário, no qual os autores entrevistados foram os alunos da E.E.E.F.M Bernardino Bento. Tendo como objetivo fazer uma análise do panorama atual da escola em relação à leitura e escrita das crianças. A pesquisa em questão ampliou o meu conhecimento em relação às práticas de leitura e escrita nas séries iniciais de ensino fundamental. Procurou-se esclarecer nossas indagações, adquirir novos conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Diniz de Andrade Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Discutindo uma proposta construtivista baseada na leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta