dc.contributor.author |
Santos, Guilherme Leocárdio Lucena dos |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-04T12:58:06Z |
|
dc.date.available |
2015-02-04T12:58:06Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-04 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6644 |
|
dc.description |
SANTOS, Guilherme Leocárdio Lucena dos. Jogos lúdicos utilizando recursos computacionais básicos para o ensino de química. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As novas tecnologias educacionais têm se mostrado promissora nos dias atuais. O uso
de jogos computacionais aplicados na educação podem tornar-se uma excelente
ferramenta na medida em que estes recursos possuírem características lúdicas. Uma
vasta quantidade de jogos computacionais educativos estádisposta à venda ou mesmo
gratuito na internet.No entanto, muitos desses recursos não condizem com realidade
educacional de muitas escolas, o que dificulta a sua utilização no ambiente escolar. Uma
alternativa para solucionar este problema é que o professor tenha a possibilidade de
criar seu próprio jogo educacional baseado em sua prática educacional e na realidade
escolar na qual está inserido. No ensino de Química, o estudo da Tabela Periódica é
considerado difícil e até irritante devido um grande número de elementos, características
e propriedades contidas na Tabela, o que promove um desinteresse por parte dos alunos
e uma dificuldade por parte dos professores. Com intuito de tornar as aulas sobre Tabela
Periódica divertidas e atrativas, delineou-se um projeto, com o objetivo de construir um
jogo computacional denominado de PeriodiQUIZ utilizando recursos básicos do
PowerPoint.Sua finalidade foi tornar este jogo um recurso pedagógico para auxiliar os
professores. Com efeito, a pesquisa teve caráter qualitativo exploratório do tipo
pesquisa colaborativa. O estudo foi realizado com 25 alunos matriculados na 1ª série do
Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual da Paraíba situada na cidade de
Campina Grande/PB, e com 5 docentes de química. Considerando as respostas dos
questionários verificou-se que o referido jogo computacional apresentou uma
considerável aceitação e aprovação por parte dos entrevistados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Lúcia Serafim |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos computacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Tabela periódica |
pt_BR |
dc.title |
Jogos lúdicos utilizando recursos computacionais básicos para o ensino de química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |