dc.description.abstract |
Neste trabalho, apresentamos alguns jogos e suas relações com o processo ensino-aprendizagem da disciplina Matemática, vivenciados por alunos no Ensino Fundamental I da Escola Municipal Luís Mangueira de Sousa, na cidade de Santana de Mangueira, Paraíba. Como sabemos, no dizer da maioria dos alunos, a matemática é a disciplina mais temida em sua vida estudantil. As suas formas abruptas de levá-los ao conhecimento ou as informações, tornam a disciplina difícil de assimilação, uma vez que ela é ensinada dentro de uma perspectiva que leva em consideração o aspecto formal e sem ligação com o cotidiano dos alunos. Várias pesquisas têm sido conduzidas no sentido de desmistificar esse pensamento, mostrando que é possível associar jogos lúdicos ao algebrismo típico dessa disciplina. Nossa pesquisa procurou enfatizar esse aspecto, comparando a aprendizagem de alguns conteúdos, com ou sem a inserção de jogos. Notadamente, percebemos um ganho na aprendizagem dos alunos pesquisados, quando os mesmos utilizam-se da forma prazerosa com que os jogos lúdicos associam-se aos conteúdos propostos. |
pt_BR |