UEPB - Repositório Digital

Bullying: uma análise bibliográfica do fenômeno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Bruno Daniel Figueredo
dc.date.accessioned 2015-02-04T13:58:02Z
dc.date.available 2015-02-04T13:58:02Z
dc.date.issued 2015-02-04
dc.identifier.issn CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6649
dc.description FERNANDES, Bruno Daniel Figueiredo. Bullying: uma análise bibliográfica do fenômeno. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A sociedade contemporânea passou a discutir, com bastante veemência, a problemática da violência proveniente do ambiente educacional. O Bullying, como é denominado, não pode ser considerado um fenômeno recente, visto que o mesmo possui indícios que surgiu concomitantemente à própria fundação das instituições educacionais, ou seja, podemos concluir que essa prática é tão antiga quanto à origem das instituições educacionais. Desse modo, mesmo sendo considerado algo bastante antigo, o mesmo só passou a ser pesquisado a partir da década de 70, impulsionado pelas “novas demandas” apresentadas pela sociedade que, por sua vez, começaram a refletir, de maneira analítica (científica), sobre o alarmante aumento dos índices de violência praticada nas instituições educacionais. Nesse contexto, a escola além de ser um ambiente de formação educacional/profissional (voltado para inserção dos jovens no mercado produtivo) torna-se um locus que passa a auxiliar na composição da personalidade dos mesmos. Partindo dessas premissas, que apontam a problemática da violência no ambiente escolar como um dos problemas que permeiam as instituições educacionais; procuramos desenvolver um projeto monográfico que têm por objetivo analisar, bibliograficamente, a maneira como alguns pesquisadores estão analisando o fenômeno do bullying e identificar as possíveis alternativas que vêm sendo dadas aos casos de agressividade praticados no ambiente escolar. Nesse sentindo, nosso propósito será apenas o de apresentar algumas possibilidades e/ou lançar luzes em torno do fenômeno sem procurar, em hipótese alguma, esgotar a problemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Nilton Conserva de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Assédio moral pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.title Bullying: uma análise bibliográfica do fenômeno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta