Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar o papel de atividades práticas no processo de Ensino de Trigonometria a partir de experiências em um projeto pedagógico em uma turma do Ensino Médio. A motivação se deu a partir da participação em um projeto pedagógico voltado para o Ensino de Trigonometria, onde nos questionamos sobre as possíveis contribuições desse projeto para o processo. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Pereira (2006) as Orientações Curriculares Nacionais (2006), dentre outros. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza, no município de Monteiro – PB no ano de 2013. Nesse sentido, utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa documental segundo Gil (2002). A partir da análise de documentos, fotos e relatórios gerados pelo projeto constituímos o relato de 03 experiências voltadas para o Ensino de Trigonometria e fazemos as análises destas. Os resultados mostram que as atividades foram significativas para os estudantes e que oportunizaram um ensino mais prazeroso da Trigonometria.
Descrição:
LOPES, Maria Aparecida. Reflexões sobre ensino de trigonometria: experiência através de um projeto pedagógico. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.