dc.contributor.author |
Andrade, Francilene Francisca de |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-05T16:35:28Z |
|
dc.date.available |
2015-02-05T16:35:28Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-05 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 540 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6656 |
|
dc.description |
ANDRADE, Francilene Francisca de. O conhecimento de química como prática extensionista na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório Lacerda - PB. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho se insere na constatação básica: a prática pedagógica utilizada pelo professor de química da escola pública não está devidamente condizente a realidade da sociedade atual, que exige dos seus cidadãos conhecimentos socialmente relevantes e aplicáveis. Essa afirmação é possível, pois tal forma de ensino, geralmente, não possibilita ao educando a transformação dos conteúdos teóricos estudados em práticas que se apliquem em seu cotidiano. Como alternativa foi idealizada e efetuada em 2013, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda de São José da Lagoa Tapada – PB, uma prática de ensino diferenciada a partir de projeto intitulado: “Reutilização de óleo e gordura na fabricação de sabão – Uma proposta ecológica no ensino de química”. A ideia foi aplicar em pratica e auxilio a comunidade o que os alunos aprenderam na disciplina. Esta monografia tem como finalidade averiguar, como tal projeto foi percebido pelos alunos engajados e pela comunidade. Partindo do pressuposto de que tais praticas podem ser melhor aplicadas a partir de analises de seus resultados, acredita-se que essa apreensão se faz relevante para uma melhor eficácia desse tipo de iniciativa. Com base nos dados coletados e da análise realizada a partir da aplicação de questionário, foi feita uma reflexão sobre a concepção dos alunos e comunidade sobre a degradação ambiental em decorrência do descarte inadequado de óleo e gordura e a reutilização dessas substâncias na produção de sabão caseiro, possibilitando dessa forma, o acesso aos conhecimentos tão requeridos para exercício pleno da cidadania moderna. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ada Kesea Guedes Bezerra |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento de química como prática extensionista na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |