UEPB - Repositório Digital

Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Lourdes Andrade da
dc.date.accessioned 2015-02-05T16:40:57Z
dc.date.available 2015-02-05T16:40:57Z
dc.date.issued 2015-02-05
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6657
dc.description SILVA, Maria Lourdes Andrade da. Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo refletir sobre a leitura e a escrita na escola com foco no letramento literário partindo de um estudo sobre os conceitos e orientações acerca desses processos, sobretudo na perspectiva de abordagens dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que orientam um ensino de língua portuguesa voltado à diversidade textual que circula na esfera social. A referida pesquisa suscita, também, algumas reflexões sobre os conceitos empreendidos pelos PCN acerca de gênero e tipo textual, especificamente no que tange ao gênero literário, buscando discutir o lugar da literatura nas aulas de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que aponta algumas possibilidades didáticas para o trabalho com o texto literário na escola. Metodologicamente recorre-se às reflexões teóricas de autores como: Orlandi et al (2005), Martins (2012), Bakhtin (1992), Dolz, Joaquim; Schneuwly (2004), Kato (1987), Kleiman (2007), Koch, I. V; Elias (2012), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula, em especial no tocante ao tratamento dado ao texto literário. Percebe-se, portanto, que as práticas de leitura literária precisam ser redimensionadas no sentido de provocar a formação do cidadão crítico e participativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.title Leitura e escrita e o lugar do texto literário em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta