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O presente trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo refletir sobre a leitura e a escrita na escola com foco no letramento literário partindo de um estudo sobre os conceitos e orientações acerca desses processos, sobretudo na perspectiva de abordagens dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que orientam um ensino de língua portuguesa voltado à diversidade textual que circula na esfera social. A referida pesquisa suscita, também, algumas reflexões sobre os conceitos empreendidos pelos PCN acerca de gênero e tipo textual, especificamente no que tange ao gênero literário, buscando discutir o lugar da literatura nas aulas de língua portuguesa, ao mesmo tempo em que aponta algumas possibilidades didáticas para o trabalho com o texto literário na escola. Metodologicamente recorre-se às reflexões teóricas de autores como: Orlandi et al (2005), Martins (2012), Bakhtin (1992), Dolz, Joaquim; Schneuwly (2004), Kato (1987), Kleiman (2007), Koch, I. V; Elias (2012), entre outros. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula, em especial no tocante ao tratamento dado ao texto literário. Percebe-se, portanto, que as práticas de leitura literária precisam ser redimensionadas no sentido de provocar a formação do cidadão crítico e participativo. |
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