Resumo:
Uma das grandes preocupações originadas pela crise ambiental é a geração
desenfreada de resíduos sólidos, causada pelo avanço populacional, industrial e o
crescimento do consumo. A implantação do sistema integrado de resíduos sólidos
constitui importante estratégia para amenizar o cenário de degradação ambiental, no
entanto, na ausência de Educação Ambiental o alcance deste objetivo não é possível.
O presente estudo buscou avaliar estratégias tendentes à sensibilização dos diferentes
atores sociais, promovendo Educação Ambiental para sustentabilidade do sistema de
gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares no bairro de Santa Rosa em Campina
Grande – PB. Tendo por base os princípios da pesquisa participante, o trabalho foi
realizado entre os meses de Agosto de 2010 a Junho de 2011. Através do diagnostico
socioambiental foi possível identificar a percepção ambiental dos diferentes segmentos
sociais atuantes no bairro de Santa Rosa. 30% dos entrevistados consideram resíduos
sólidos materiais sem utilidade, reforçando a necessidade de desenvolver estratégias
em educação ambiental como instrumento de mudança na percepção, para mitigar
ações impactantes ao meio ambiente. Por meio das estratégias em educação ambiental
delineadas junto as famílias participantes e a partir das diferentes percepções
ambientais dos segmentos sociais que atuam no bairro de Santa Rosa, foi possível
implantar a gestão integrada de resíduos sólidos, que constitui um conjunto de ações
que visa mitigar os efeitos da produção, acondicionamento e destinação final
inadequada dos resíduos sólidos. Essas ações envolvem a coleta seletiva na fonte
geradora 43 residências, o repasse dos resíduos sólidos para os catadores de materiais
recicláveis, evitando que estes sejam encaminhados ao lixão e a implantação de
tecnologia de baixo custo para tratar os resíduos orgânicos, através da compostagem.
A inserção e atuação contínua dos catadores de materiais recicláveis da ARENSA no
ciclo da coleta seletiva implantada no bairro foi fruto de estratégias em educação
ambiental desenvolvidas junto às famílias do bairro de Santa Rosa, Campina GrandePB.
A participação efetiva da população disponibilizando 294,5 kg resíduos separados
e repassados aos catadores de materiais recicláveis e cerca de 1,326 kg de resíduos
sólidos orgânicos para o SITRADERO mostra que é possível promover mudanças de
comportamento quanto à proteção ao meio ambiente, desde que sejam aplicadas
estratégias em educação ambiental que contemplem a realidade local, a criticidade,
ludicidade e o principio da corresponsabilidade. A implantação do Sistema de Gestão
Integrada de Resíduos Sólidos Domiciliares no bairro de Santa Rosa converteu o
resíduo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou
outro, reciclando foi possível economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de
volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora contribuindo para a mitigação de impactos
negativos que constituem o cenário ambiental de Campina Grande-PB, especialmente
no que se refere ao grande volume de resíduos sólidos encaminhados diariamente ao
lixão.
Descrição:
SOUSA, R. K. S. de.
Avaliação de estratégias em educação ambiental para a gestão integrada de resíduos sólidos domiciliares em um
bairro de Campina Grande-PB. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.