Resumo:
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e a escrita na escola com foco no uso dos diversos gêneros textuais e numa perspectiva de letramento a partir de uma análise dos conceitos sobre o tema. Nesse sentido, foi realizado um estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentar as discussões aqui propostas e vislumbrar algumas possibilidades de abordagens desse trabalho com a leitura e a escrita em sala de aula. Para tanto, tomamos como objeto de investigação o espaço da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Augusto Campos, na Cidade de Nazarezinho – PB. Abordamos algumas reflexões sobre a prática docente nas aulas de leitura e de produção textual, com foco na realidade local dessa escola. Nesse sentido foram realizadas leituras variadas de autores como: SOARES (1994), LAJOLO (2001), MARTINS (2012), KOCH, I. V; ELIAS (2012), SOLÉ (1998), SILVA (2002), PCN (2001), OLIVEIRA (2010), FREIRE (1995), TRAVAGLIA (2002), KLEIMAN (1998) entre outros. Constata assim, a necessidade de se redimensionar o trabalho de leitura e escrita em sala de aula apontando para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e para a proposta de letramento.
Descrição:
FERNANDES, Francisca de Fátima Francilino. O Trabalho com a leitura na Escola Francisco Augusto Campos: traçando possibilidades. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.