dc.contributor.author |
Silva, Valdecir Manoel da |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-05T17:32:02Z |
|
dc.date.available |
2015-02-05T17:32:02Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-05 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6662 |
|
dc.description |
SILVA, Valdecir Manoel da. O Encanto da música no ensino de Química. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresentamos como proposta de ação pedagógica a aplicação de músicas como recurso didático inovador que se apresenta com a finalidade de desenvolver nos alunos maior desempenho na apropriação dos conceitos teóricos e práticos da Química, minimizando as dificuldades relacionais dessa disciplina e a desmotivação frequente que permeia as aulas. O estudo foi motivado pela práxis em salas de aula, pelo desejo de experienciar uma satisfação profissional e contribuir para que os alunos sintam-se motivados a aprender os conteúdos curriculares de Química de maneira diferente da convencional. O pesquisador estava em campo aplicando várias músicas e coletando dados através de observações, questionários pré e pós-teste, e registros frequentes. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois “A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador com instrumento fundamental”. A investigação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Francisco de Albuquerque Montenegro na cidade de NATUBA - PB e teve como sujeitos, alunos de duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Foi aplicado inicialmente um questionário para sondagem sobre o aprendizado de Química, em seguida, houve a aplicação das músicas durante várias aulas e depois um novo questionário que juntamente com as observações e anotações serviram como instrumentos de coletas de dados. A análise de sondagem revelou que: a maioria dos alunos gosta de Química, mas tem dificuldade na aprendizagem dos conteúdos e não acreditam ser possível aprender a referida disciplina utilizando músicas. E podem-se enumerar como principais resultados após a inserção das músicas: uma maior interação aluno-professor, facilitação na compreensão dos conteúdos, maior interesse pela disciplina gerado pelo dinamismo e diversificação das aulas, a percepção de que o recurso pode ser um método simples e de fácil aplicação para qualquer disciplina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Soraia Carvalho de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O Encanto da música no ensino de Química |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |