Resumo:
Este trabalho tem como intensão analisar os fatores que levam muitos alunos a apresentarem o sentimento de Matofobia que por consequência resulta em reprovação e rejeição à disciplina de Matemática com alunos do 1º Ano Médio da Escola Estadual Arlinda Pessoa da Silva em Juru na Paraíba. A pesquisa inicia-se com a investigação de pressupostos teóricos ligados ao contexto histórico do ensino da Matemática; dificuldades de aprendizagem e Matofobia, metodologias empregadas no ensino da Matemática e práticas producentes que auxiliam os professores no desenvolvimento de suas aulas. O trabalho teve como abordagem principal uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado a alunos que são os sujeitos da pesquisa e professores de Matemática. Ao final do trabalho foi proposto um dossiê com sugestões atividades e práticas metodológicas para ser entregue aos professores que atuam na disciplina de Matemática e assim despertar nesses profissionais um desejo de mudança em relação as suas práticas pedagógicas atuais em reflexo a Matofobia.
Descrição:
SILVA, Meiriane Vieira da. As Dificuldades de aprendizagem da matemática e sua relação com a matofobia. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.