Resumo:
A escola básica ao longo do tempo vem apresentando de forma pouco satisfatória o ensino de história, fazendo com que o aluno tenha pouco interesse ao estudar a disciplina. Logo, o objetivo desse trabalho é apresentar alguns dos motivos que levam o aluno do ensino fundamental a não desenvolver-se bem na disciplina de história e sua relação com as capacidades de leitura e interpretação. Além de análise da bibliografia disponível desenvolveu-se uma pesquisa de campo com análise de questionários aplicados junto a alunos e professores, a observação de aulas de história e ainda a análise dos dados da avaliação da Prova Brasil aplicada pelo Ministério da Educação nos anos finais do Ensino Fundamental da “EMEF Maria do Carmo Pedroza Mendes” para apresentar um entendimento acerca de como se encontram esses alunos no tocante a compreensão leitora em história. Os entrevistados, entre professores e alunos, concordam que há muito a melhorar e que uma maior integração entre escola e família é fundamental para potencializar a educação.
Descrição:
ARAÚJO, Cleberson Vieira de. História e práticas de letramento: construindo significados. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.